Uma tragédia anunciada


Na verdade faltam palavras para descrever o que aconteceu em Mariana-MG, só uma palavra é a mais coerente nesse momento infelizmente: tra-gé-dia.
Uma tragédia anunciada essa é a verdade, pois desde 2013 estudos avisavam do risco de rompimento da barragem, só que nada foi feito não é mesmo? É preciso acontecer uma “desgraça” para as autoridades tomarem alguma atitude e mesmo assim nunca favorece os prejudicados, o que será da vida dessas pessoas?
Infelizmente a nossa realidade é outra, o brasileiro só acorda quando a gota d’água que cai do telhado vira uma tragédia, ou seja, quando o telhada desaba. Até quando vamos esperar que os órgãos responsáveis tomem medidas cabíveis e evitem tragédias como essa que aconteceu em Mariana-MG?
Hoje foi essa barragem, mas amanhã pode ser outra, um viaduto, onde estão as fiscalizações?
A ANA (Agência Nacional de Águas) catalogou 14.966 barragens no País e 24 são classificadas de alto risco pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), três delas estão no Estado de Minas Gerais e as demais na região Norte. O pior é que eles consideraram a barragem do Fundão, da Samarco, na cidade mineira de Mariana que despejou uma enxurrada de rejeitos de ferro sobre o distrito de Bento Rodrigues de baixo risco, pode isso?
Uma cidade inteira foi destruída por falta de responsabilidade, e não adianta dizer que foi um acidente que tudo estava normal. Acidente é deixar essas empresas trabalharem sem nenhuma fiscalização rigorosa colocando a vida de milhares de pessoas em risco, isso não podemos aceitar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chega de maltratar as mulheres

Onde está o respeito ao STF