Eleições 2016 - Vereador

   
   Mais uma eleição municipal está chegando, e mais uma vez vamos escolher prefeito e vereadores.
            Creio que antes de você escolher o seu candidato a vereador, você precisa saber qual é a real função dele na política da sua cidade. Você precisa conhecer o Poder Legislativo dela e saber qual é a sua função.
            Todos nós sabemos que o vereador trabalha na Câmara Municipal que é o órgão legislativo do município. A Câmara tem a função de legislar; legislar consiste em deliberar, por meio de Leis, Decretos Legislativos e Resoluções.
O eleitor jamais deve esquecer que o vereador é uma pessoa eleita pelo povo para cuidar do bem e dos negócios em relação à sua população, criando leis necessárias para atender os munícipes, lembrando que o vereador não tem função administrativa, portanto, ele jamais pode prometer, já que não tem poderes para cumprir e/ou realizar obras, resolver problemas de saúde, educação, esporte, cultura etc. O que um vereador pode e deve fazer junto ao seu eleitor e apresentar projetos que podem ajudar e facilitar a vida de todos.
O que muitos vereadores sabem fazer muito bem é propor Monções de Aplauso, de Homenagens, de Apoio, de Pesar e muito mais. Isso está na ponta da caneta deles, infelizmente.
O principal dever do vereador é comparecer nas sessões Ordinárias, Extraordinárias e Solenes, mas ele jamais deve esquecer que nada disso tem importância se não der a devida atenção aos seus eleitores todos os meses e não somente em ano eleitoral, isso acontece sempre com a maioria dos vereadores eleitos. Somente nós eleitores podemos mudar isso, sabendo escolher bem o candidato, e o mais importante é cobrá-lo sempre.
O vereador tem como dever cobrar do Executivo a divulgação da arrecadação municipal e sua aplicação, bem como os valores dos impostos, taxas e os recursos repassados ao Município pelos órgãos estaduais e federais, a população precisa saber de tudo isso, é muito importante.
Por ser homem público, o vereador precisa lutar pela construção e bom funcionamento de Hospitais, Escolas, Unidades Básicas de Saúde, fornecimento de água e tratamento de esgoto, e energia elétrica, isso é o mínimo que ele pode fazer.
Enfim, não sofra quatro anos por uma escolha mal feita, escolha bem, analise o candidato, descubra quem foi ele, o que ele já fez de bom para o seu bairro e cidade, pergunte, não tenha medo, afinal, o candidato a vereador é apenas um candidato ao cargo público, e, ele está apenas passando por uma entrevista, afinal você é o patrão dele e decidirá o futuro dele na urna.

 Datas importantes

3 de agosto de 2016 
Último dia para o eleitor fora do seu domicílio eleitoral requisitar a 2ª via do título eleitoral.

22 de setembro de 2016 
Data limite para o eleitor, no seu domicílio eleitoral, solicitar a 2ª via do título de eleitor.

2 de outubro de 2016 
Primeiro Turno (das 08h às 17h - horário local)

30 de outubro de 2016 
Segundo Turno (das 08h às 17h - horário local)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chega de maltratar as mulheres

Onde está o respeito ao STF