Escolas de SP inovam para formar leitor


           Quem gosta de ler sabe muito bem que é uma delícia viajar nesse mundo fantástico. Com a leitura podemos viajar e viver em mundos nunca imaginados.
            Nos dias de hoje são inúmeros os atrativos para os jovens, são redes sociais, internet, videogames, sem contar a televisão que aparece com uma avalanche de séries. E para fazer com que os jovens descubram o mundo maravilhoso que é a leitura, escolas particulares de São Paulo estão desenvolvendo projetos para aproximar o jovem aos livros.
            O Colégio Santa Maria, zona sul de São Paulo, montou este ano um book trucks (caminhão de livros), para que os alunos do ensino fundamental 2 (do 6º ao 9º ano) tenham as obras sempre próximas. Os próprios estudantes passam por treinamentos, são bibliotecários voluntários do caminhão e têm como responsabilidade organizar os livros e indicá-los para os colegas, isso é demais.
            Outra ideia legal foi do Colégio Marista, zona sul de Sampa. O colégio fez no mês de julho uma experiência com os alunos antes que saíssem de férias. Eles foram convidados a levarem para casa um livro da biblioteca, mas não puderam escolher o título. Os livros foram embrulhados em papel pardo e pistas foram espalhadas pela sala. Pela primeira pista que escolheram, os alunos chegaram ao título sem saber qual era. Essa brincadeira ajudou a quebrar o “preconceito” de só escolherem livros Best-seller e acabassem deixando os outros de lado.
            Já no Colégio Humboldt, também na zona sul de São Paulo, autores de livros são convidados a conversar com os alunos sobre os livros que leram.
            Parabéns aos colégios que estão lutando para que os jovens tenham o hábito da leitura, adorei esses projetos que deveriam ser seguidos por todas as escolas, inclusive as públicas.
Os professores deveriam ter vergonha de nada fazerem para que seus alunos tenham esse hábito. Os professores de hoje são totalmente diferentes dos da década de 1980, onde os alunos tinham que ler pelo menos um livro por mês, agora? Nada!
            Lembrando que os pais também têm muita culpa desse relaxo, os eles nada fazem para que seus filhos criem o hábito da leitura, isso é péssimo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chega de maltratar as mulheres

Onde está o respeito ao STF