Ideologia na escola


             Há tantas outras preocupações para serem resolvidas na educação, como por exemplo, a melhoria na qualidade do ensino, mas não, esse povo que adora chamar a atenção está gritando, berrando, batendo o pé, tudo isso é para proibir a ideologia na escola. É o caso desse projeto “Escola Sem Partido”, que no meu ver é um absurdo. Não que eu seja a favor de partidos na escola, não é isso.
            Sabemos muito bem que há vários professores que transformam as salas de aula em laboratórios de doutrinação ideológica esquerdista. Os professores não devem ter esse papel, ele precisa apenas se dedicar a fornecer aos alunos instrumentos necessários para a compreensão do mundo em que vivem. Também sabemos que as escolas estão cheias de maus profissionais que levam para a sala de aula, pensamentos particulares cuja fidelidade ao seu partido supera seu compromisso com a boa educação.
            Criar uma lei para proibir o que se pode ou não falar em sala de aula é de uma ignorância absurda, e está fadada, por definição a servir a causas antidemocráticas. É claro que um professor não pode pregar a subversão da ordem ou fazer apologia de crimes para seus alunos, sabemos que para esses casos a legislação ordinária já dispõe de instrumentos de punição mais que suficientes. Basta que haja denuncia e se instale o devido processo.
            Acredito que esse projeto “Escola Sem Partido”, flerta no autoritarismo em que proibir o que o professor pode dizer ou não em sala de aula.
            Cabe aos pais ficarem sempre atentos e acompanhar mais a vida dos seus filhos no dia a dia da escola, e, havendo algo de errado, procure a direção da escola para esclarecimentos e possíveis punições. Só lembrando aos pais que se há algo de errado, deve exigir que a escola enquadre o professor, obrigando-o a desempenhar a sua verdadeira função: dar ao aluno de forma intelectualmente honesta, as condições de refletir sobre a realidade por meio de conhecimento o mais variado possível, equipando-o para ser um indivíduo livre, capaz de pensar por si mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chega de maltratar as mulheres

Onde está o respeito ao STF