Cada escola terá apenas um ciclo?


A Secretária da Educação do Estado (SEE) quer reorganizar a rede para que as escolas concentrem apenas uma etapa escolar. Caso isso vire realidade, a partir de 2016, cada unidade terá um dos três ciclos: ensino médio, anos finais (6.º ao 9.º) ou anos iniciais (1.º ao 5.º) do fundamental. O secretário Estadual de Educação, Herman Voorald disse: “É preciso ter um espaço adequado para cada idade. Não faz sentido uma criança de 6 anos conviver com adolescentes de 17”. Concordo senhor, mas somente separar os ciclos não vai melhorar a qualidade do ensino, é preciso mais e mais investimentos, isso está em falta, não é mesmo?
A secretaria disse que há estrutura para seis milhões de estudantes, hoje o sistema conta com quatro milhões, ela ainda disse a reorganização também será útil para implementar a flexibilização do ensino médio, outra ação prevista pela SEE.
Nas escolas de ensino médio, haverá espaço livre para incluir disciplinas específicas, como Teatro e Dança. As reformas de escolas já serão planejadas segundo o critério da separação de etapas. Isso eu quero ver!
Já a Apeoesp disse que essa mudança vai bagunçar a vida dos estudantes e que essa medida força os municípios a assumirem o segundo ciclo do fundamental. Na boa, essa entidade não faz nada para ajudar a melhor a qualidade do ensino né?
Quer saber? A Secretaria da Educação Estadual está corretíssima, desde que faça de maneira correta e planejada e que realmente haja investimentos nessas escolas, pois nada vai adiantar só mudar no papel, é preciso haver mudanças físicas, de blá, blá, blá estamos cansados.
Quanto passar para os municípios a responsabilidade de uma um ciclo acho maravilhoso, desta forma fica mais fácil do cidadão cobrar melhorias e pressionar o prefeito e o secretario municipal de Educação, mas para isso é fundamental o repasse de verbas do governo federal e estadual.
Já a Apeoesp, eu não tenho muito o que falar, só acho que esse sindicado não está nem um pouco preocupado com a qualidade da educação, esse sindicato está é preocupado com a verba que entra, isso sim.
Vamos torce para que todos os brasileiros tenham uma educação de qualidade, afinal o dinheiro que damos ao governo não é nada pouco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chega de maltratar as mulheres

Onde está o respeito ao STF