Manifestação é diferente de vandalismo


             Realmente são SURREAIS os valores que estão cobrando nas passagens de ônibus, trens e metrôs em todo o País. O pior disso tudo é que a população está abandonada e não há nenhum político que “compre” essa batalha, afinal, eles não usam o transporte público não é?
            O povo brasileiro ficou muitos anos sem pode se manifestar abertamente por conta de um regime militar que controlava tudo (sei que muitos jovens de hoje que estão nas ruas não passaram por isso), principalmente nos que diz respeito à liberdade de expressão. Tempos horríveis.
            Na Constituição Federal de 1988, exatamente no inciso 16 art. 5º, a sociedade quis deixar bem claro o direito à livre manifestação: “Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”.
            Segundo o texto da Constituição não é necessário fazer algum pedido de manifestação para o poder público. A sociedade é livre para se reunir sem a necessidade do aval do Estado. O texto é muito claro onde define o direito de manifestação por todos, onde a manifestação deve ser exercida pacificamente e sem armas, além de exigir aviso prévio à autoridade competente.
            Então, a Constituição Federal nos dá o direito à manifestação de maneira harmônica com a ordem pública. Temos toda a liberdade para se manifestar, mas nem por isso nos dá o direito de agir de forma violenta causando a desordem. Manifestação e violência são coisas totalmente diferentes e saber distingui-las é tarefa de todo o cidadão.
            As manifestações que estão acontecendo em Sampa em protesto ao aumento absurdo das passagens, têm a necessidade de distinguir o direito de manifestação e vandalismo. Não se pode negar nenhuma manifestação, a Constituição nos dá esse direito, pois onde fica a liberdade de expressão né? Mas é preciso reconhecer que as últimas manifestações foram mais atos de vandalismo e isso não pode acontecer, como já disse: manifestação e vandalismo são totalmente diferentes.
            Vamos lá galera, vamos sair às ruas sempre que for necessário, vamos sempre gritar bem alto e lutar pelos nossos direitos e jamais aceitar que nos façam de idiotas. Precisamos sim de muitas manifestações para que possamos ter um País digno de todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chega de maltratar as mulheres

Onde está o respeito ao STF