Onde estão as mulheres pretas?


           Segundo dados do IBGE faltam 2,5 milhões de mulheres pretas e pardas no País. O problema é que a maioria das mulheres se declaram brancas, os dados revelam que elas têm mais dificuldades em se identificar como pretas e pardas do que os homens,
            A verdade é que no País não há uma pesquisa para saber o porque as mulheres parecem ter tendência de se imaginarem, na média, mais branca do que são.
            Dados da Pnad dão algumas pistas de que a principal explicação para a diferença desse processo entre homens e mulheres é também cultural. Em Estados do Norte e Nordeste como Rondônia, Piauí, Roraima e Bahia é praticamente igual a proporção de brancos, pretos e pardos entre homens e mulheres. Já em alguns Estados dos Sul e do Sudeste, como Santa Catarina, Paraná e Rio, há uma diferença bem maior entra raças que cada sexo declara.
            A diferença também diminui de acordo com a escolaridade, Quanto mais anos de estudo a mulher tem, maior a chance de ela se declarar não branca. A maior diferença proporcional entre homens e mulheres que se declaram brancos está justamente no grupo que não acabaram o ensino médio.
            Enfim, não sei porque algumas pessoas principalmente as mulheres têm “vergonha“ da sua cor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chega de maltratar as mulheres

Onde está o respeito ao STF