Chega de maltratar as mulheres


           Parece que as “chamas” se ascenderam depois do lamentável ato criminoso ocorrido no Rio de Janeira na semana passada, onde uma menina de dezesseis anos foi brutalmente estrupada.
            Sabemos muito bem que a violência contra a mulher acontece todos os dias e muitas vezes elas sofrem sozinhas e o seu som de dor é calado por muitos fatores. A mulher precisa gritar bem alto, reclamar, denunciar; ela precisa saber que há homens de bem e que nem em sonho pensam em maltratar uma mulher, como diz uma frase: “em mulher não se bate nem como uma flor”. Vamos respeitá-las em todos os sentidos.
            Não podemos apenas dizer: “é preciso mudar a cultura do estrupo”, peraí, cultura do estrupo? Oras estamos em pleno século XXI e não é possível arrastar um assunto tão grave como esse dia após dia, o que realmente precisa ser mudado é a “cultura de certos homens” desses machistas que ainda acham que a mulher não passa de um simples objeto, só que não senhores, e não existe “cultura do estrupo”, o que existe, é crime e não cultura.
            É fundamental garantir que a voz da mulher seja ouvida na esfera do poder, chega de mostrar indignação somente por um momento e depois nada é feito, isso precisa ser mudado e já!
O que foi feito depois daquele crime bárbaro que acorreu na cidade Castelo do Piauí em 2015, onde quatro meninas foram brutalmente violentadas e jogadas de um penhasco de 10 metros de altura, creio que muita gente lembra esse triste episódio. E a pergunta é: “O que foi feito para proteger as mulheres? O que temos de lei que possa dar tranquilidade às essas mulheres? Será que ainda vamos ter que esperar mais crimes como esse que ocorreu em Piauí e no Rio para que as autoridades possam tomar medidas eficientes para combater esse tipo de crime? Até quando?
Muitos falam que o Brasil quer e precisar crescer socialmente, mas isso fatos mostra o contrário, mostra um verdadeiro retrocesso, é simplesmente mais uma vergonha que o País passa perante o mundo.
Você sabe muito bem que o estrupo pode acontecer com qualquer mulher, mas é justamente entre as garotas mais novas, mais pobres e negras que essa violência ocorre com mais frequência. O número é assustador, quase 50 mil casos de estupros por ano, o pior é que esses casos são enormes, eles ultrapassam mais de 50 mil/ano, pois sabemos muito bem que muitos casos não são denunciados e sabemos bem os motivos, muitas mulheres escondem essa violência  por vergonha, por se sentirem culpadas ou apenas por receio da reação da família, dos amigos e das autoridades.
É um absurdo saber que algumas pessoas acreditam que se uma mulher usar uma roupa mais provocante, ela está pedindo para ser atacada, que falta de sensibilidade, para não dizer outra coisa.
Como já disse muita coisa precisa ser feita para reverter essa situação, em primeiro lugar é preciso que haja a denuncia (para isso é fundamental que a voz da mulher seja ouvida e legitimada nas diferentes esferas do poder) e consequentemente a punição, que no meu ver a “Justiça” deixa muito a desejar. Outro fator importantíssimo é que a educação para a sexualidade seja adotada nas escolas, focando a questão de gênero, pois é preciso mudar essa mentalidade arcaica onde o homem é visto como o “alfa”, o verdadeiro dono da razão, isso não existe mais, quem deve reinar sempre é o respeito e isso eu sei muito bem que nós homens sabemos fazer muito bem.
Vamos por um basta nessa violência que assusta, cria sentimentos de revolta, pânico a acima de tudo envergonha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está o respeito ao STF