Ler é muito bom


           Recentemente foi divulgada uma pesquisa no Brasil, “Retratos da Leitura no Brasil” concluiu que o número de leitores no Brasil aumentos desde 2011, eles passaram de 50% a 56%. Mas na verdade, não temos motivos para comemorar, pois quando se considera que 44% dos habitantes da oitava maior economia do mundo não leem regularmente, em pleno século 21, e que 30% nunca adquiriu um livro, é difícil encontrar causa para celebração.
            Nos EUA, sempre há propaganda na mídia para estimular a leitura, principalmente em época de férias, onde eles divulgam inúmeros títulos para serem lidos nas férias, celebridades com Bill Gates, por exemplo, dão dicas, isso é maravilhoso.
            Sabemos muito bem que dos últimos três presidentes da República que tivemos apenas um tinha o hábito da leitura, um disse não ter nenhuma paciência em ler, já a outra nem se lembrava do livro que estava lendo. Mas a verdade é uma só. O hábito da leitura não se adquire imitando um chefe de Estado, e sim quem governa a vida do futuro leitor. Já disse isso várias vezes.
            Todos nós sabemos muito bem que se uma criança não vê ninguém lendo habitualmente já é muito ruim, sabe por quê? Porque a criança está sempre à procura de modelos que indiquem como o mundo funciona. Se ela não observar a sua volta uma cultura de leitura, tem menos chance de se sentir atraída por livros.
            Não é nenhuma novidade dizer: que ler é tão bom... quem tem esse hábito sabe muito bem o que estou falando, mas quem não tem, nunca é tarde para começar, vamos lá, borá ler um pouco e se emocionar, tenho certeza que você irá se divertir muuuuuito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chega de maltratar as mulheres

Onde está o respeito ao STF