Partidos são necessários, mas...


   A Operação lava jato mostrou e ainda está mostrando como os partidos políticos se comportam. Para muitos da sociedade esses escândalos não são nenhuma surpresa, essas descobertas contribuíram para piorar ainda mais a imagem dos partidos, que por sinal já está bem desgastada.
   Para a grande maioria dos brasileiros, os partidos políticos não são confiáveis, e, a Operação Lava Jato serviu para reforçar essa tese.
   A política é a arte do possível. Ideias e propostas tornam-se possíveis e viáveis só após ultrapassarem a esfera estritamente individual. Por mais brilhante que sejam as ideias solitárias, se assim permanecerem, não frutificam. Os partidos políticos estão aí, para dar voz e fazer possível e viável as ideias.
   Sabemos muito bem que sem partidos, não há pluralismo político, a sociedade precisa dos partidos políticos e consequentemente dos políticos. Mas muito precisa ser mudado.
   É necessário combater a corrupção e melhorar o sistema partidário. O Brasil precisa amplamente de uma Reforma Política, não é uma boa matar [digamos assim] os partidos, eles são fundamentais para a democracia, o que precisamos fazer é cobrar, fiscalizar e votar nos melhores candidatos, pois, nem sempre o candidato que tem “muito” dinheiro é o melhor.
   Enfim, os partidos políticos são necessários, mas será que o Brasil precisa de tantos? São 35 partidos registrados no TSE, não precisamos de quantidade, e sim de qualidade e os políticos precisam apreender a ouvir a sociedade e colocar em prática o que realmente é bom para ela, só que isso não acontece, os políticos só saem da casinha em época das eleições, depois? Somem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está o respeito ao STF

Manifestação é diferente de vandalismo